quarta-feira, 23 de março de 2011

Revolução Industrial (Desenvolvimento) Part.1

    A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível económico e social. Iniciada em Inglaterra em meados do séc. XVIII , expandiu-se pelo mundo a partir do séc. XIX.
    Antes da Revolução Industrial, a actividade produtiva era artesanal e manual (daí o termo manufactura), no máximo com o emprego de algumas máquinas simples. Dependendo da escala, grupos de artesãos podiam se organizar e dividir algumas etapas do processo, mas muitas vezes um mesmo artesão cuidava de todo o processo, desde a obtenção da matéria-prima até à comercialização do produto final. Esses trabalhos eram realizados em oficinas nas casas dos próprios artesãos e os profissionais da época dominavam muitas (se não todas) etapas do processo produtivo.

    Principais Avanços Tecnológicos

Na Grã-Bretanha Jethro Tull inventa a primeira máquina da semiar puxada a cavalo.
Na Grã-Bretanha John Kay inventa uma lançadeira volante para o tear.
Nos Estados Unidos da América Eli Whitney inventa o descaroçador de algodão.
Em Itália Alessandro Volta inventa a bateria electrica. 
Na Grã-Bretanha Thomas Newcomen instala um motor a vapor para esgotar água em uma mina de carvão.


O Motor a Vapor

    As primeiras máquinas a vapor foram construídas na Inglaterra durante o século XVIII. Retiravam a águaferro e de carvão e fabricavam tecidos. Graças a essas máquinas, a produção de mercadorias aumentou muito. E os lucros dos burgueses donos de fábricas cresceram na mesma proporção. Por isso, os empresários ingleses começaram a investir na instalação de indústrias.






Sem comentários:

Enviar um comentário